Quinta, 28 de Marco de 2024

O autor Valter Bonasio escreveu uma das   principais obras de formação audiovisual no país “Televisão Manual de Produção & Direção” (Editora leitura 2002). A obra é tida pelos profissionais de TV, Cinema, professores e coordenadores de cursos de comunicação como a “bíblia do audiovisual”.  O livro se tornou bibliografia obrigatória nos cursos de comunicação das principais universidades - federais e estaduais (ECA/USP) - brasileiras e de vários países de língua portuguesa.

Bonasio incorporou ações de responsabilidade social ao seu dia a dia quando fundou Escola de Televisão & Arte Eletrônica (ETAE) - primeira escola online de produção e operação televisiva/audiovisual, colaborando com pessoas vocacionadas, instituições de ensino público e privado, oferecendo conteúdo através de cursos e livro sobre produção e operações de TV.
Atualmente, mais de 25 mil alunos já se formaram com os nossos conteúdos sendo que mais de 10 mil foram através de bolsas gratuitas.

Com este pequeno gesto, Bonasio demonstra responsabilidade nesse contexto social, contribuindo para a capacitação e o crescimento coletivo do setor audiovisual no Brasil.
TELEVISÃO - MANUAL DE PRODUÇÃO E DIREÇÃO
CONHECENDO A TELEVISÃO
DIRIGINDO PARA TELEVISÃO
PRODUZINDO PARA TELEVISÃO
OPERAÇÃO DE CÂMERA
APRESENTANDO E ATUANDO PARA TELEVISÃO
ESCREVENDO PARA TELEVISÃO
ILUMINAÇÃO PARA TELEVISÃO
CURSO DE EDIÇÃO DE VÍDEO - EDIUS 6.0

Processando Solicitação, aguarde...

Depoimento de pessoas, professores e profissionais que utilizam nosso conteúdo em seu dia-a-dia.

"Quero em primeiro lugar agradecer muito o site e dizer que sou estudante de produção Audiovisual por que vocês existem."
Emerson Nunes - Produtor - São Paulo / SP

"...o uso do livro enriquece muito as aulas que ministro na universidade, além de recomenda-los aos alunos como uma excelente fonte de dados sobre a televisão brasileira e técnicas envolvidas na produção. Recomendei há alguns meses para compra junto à biblioteca da universidade, além de o mesmo estar sendo incluído na lista de livros das disciplinas que ministro sobre televisão."
Prof. Anderson de Assunção - Vale do Itajaí / SC

"Sou estudante do Curso de Rádio TV, e ter descoberto este curso de televisão online está sendo ótimo. O conteúdo deste curso é muito dinâmico, veio a contribuir com meus esforços pra chegar a ser um profissional de Televisão que é minha grande paixão..."
Antero Nunes da Costa - Teresina / PI

"...agradecemos e, aproveitamos o ensejo para parabenizá-los pela publicação desta belíssima obra TELEVISÃO - Manual de Produção & Direção, e gostaríamos de estender nossos agradecimentos e nossa admiração ao autor."
Prof. Augusto Lanzoni - Coordenador do Curso de Comunicação - São Paulo / SP

"Valeu pela ajuda ETAE, estou no comando do mais novo projeto da Rede Massa de Televisão (Paraná) que é um Festival Estadual de Música Sertaneja chamado Sertanejo da Massa com Banda ao vivo Jurados e plateia de 80 pessoas. Suas dias e conhecimentos na área de áudio estão me ajudando bastante na direção desse programa."
Beto Felippe - Rede Massa (SBT) - Curitiba / PR

"...avalio o livro Televisão Manual de Produção & Direção como uma obra que supre uma lacuna na literatura disponível sobre produção e direção na televisão. Face a isso, passará a ser recomendada como bibliografia básica nas disciplinas de televisão nas habilitações de radialismo e jornalismo, do curso de Comunicação Social de nossa Universidade."
Prof. César Augusto Azevedo dos Santos - Passo Fundo / RS

"Tenho 20 anos de idade, sou estudante do curso de Ciência da Comunicação / Cinema e TV na universidade Metropolitana de Angola. Gostaria de dizer que sou um bom apreciador da vossa Escola, já finalizei um dos cursos, pelo que aprendi bastante, até porque os estudos ministrados estão me ajudando muito na compreensão de algumas aulas na universidade. Agradeço imensamente está generosa iniciativa de vossa Escola."
Helder Ernesto Caculo - Angola

"Não recordo de nenhuma outra obra, nacional, publicada com a mesma riqueza de informação. A maneira como a prática é apresentada não deixa dúvidas para os alunos, no momento em que se depararem com equipamentos e situações genéricas, como as apresentadas. A dinâmica de leitura é fluída, facilitando a leitura e continuada e compreensiva dos textos."
Prof. César Augusto Belardí - Publicidade & Propaganda e Jornalismo - São Paulo / SP

"Iniciei a pouco este curso que por sinal acredito ser de um valor totalmente expressivo e incontestável do autor disponibilizando todo este material para aqueles que realmente tenham interesse em atuar neste seguimento."
Claudio de Oliveira Messias - Campo Grande / MS

"Gostaria de convidar o autor do livro Televisão Manual de Produção & Direção para dar uma palestra na universidade para meus alunos. Já adoto o livro dele, já vários semestres, e acho sem dúvida o melhor livro feito até hoje para ensinar televisão."
Professora Cristine Neder - São Paulo / SP

"Iniciei o curso no site a fim de acrescentar conhecimentos em meu currículo, existem conteúdos que não foram citados em meu curso universitário, parabéns pela qualidade."
Fabiana Foschini - São Paulo / SP